EL\m/A

Formado em 2002, o Elma conta com integrantes que tocavam no Polara e no Are You God?, dito isso, já poderia parar por aqui porque são duas bandas que gosto/respeito muito.

Enfim, sábado passado, o Elma tocou no Centro Cultural São Paulo para fazer o lançamento do Elma LP, em vinil via Submarine Records.


[foto: Ricardo Tibiu]

Não consigo pensar em outra coisa pra dizer, a não ser que o show foi uma verdadeira aula… Metal instrumental, pesado, barulhento e com direito a forrozinho safado!

Escrevi sobre a apresentação, que foi ao lado do americano Kevin Drumm, e do disco, um dos meus prediletos do ano – Confira abaixo!

O Elma existe desde 2002 e tem em sua formação membros com experiência em nomes díspares mas essenciais, como Polara e Are You God?. Assim como a capital paulista onde foi formado, o quarteto oscila momentos de tensão com beleza – tudo essencialmente pesado. No último sábado, dia 15/09, a banda fez o lançamento de seu primeiro disco cheio em um show catártico no Centro Cultural São Paulo – Vergueiro ao lado do americano Kevin Drumm.

Elma LP, como o nome diz, saiu em vinil via Submarine Records e é acompanhado de um adesivo feito por Emerson Pingarilho totalmente skate-punk, lembrando um Per Welinder.

Os guitarristas Bernardo Pacheco e Paulo Cyrino, o baixista Ricardo Lopes e o baterista Fernando Seixlack dominaram o local, não se intimidando com todas as cadeiras tomadas e ainda agrupando pessoas em pé. No setlist “[Instrumental]”, “A Parte Elétrica”, “Fat Breath”, “Vatarno”, “Retrogosto”, “Smagma” e outras. Não sei dizer exatamente a ordem, confesso que a soma do calor com o noise experimental de Mr Drumm – que se juntou ao grupo na última fazendo da jam a transição de apresentações – tiveram um efeito um tanto perturbador em minha mente.

[fotos: Luciana Petrella]

elma01

Não cometerei a patética tentativa de definir o som do Elma, pense em música pesada, instrumental e com qualidade. Sludge? Experimental? Post-rock? Stoner? Drone? Sim, tudo isso… Talvez não… Meu conselho é que ouça!

O charme foi que no meio desta barulheira no show algumas interferências captavam uma rádio e surgia um Forró Cintura de Mola, coisa linda, famosa, Samara; deixa eu bater na sua cara e te chamar de safada… e fazer amor… . Puro charme, quase uma intervenção gore.

[fotos: Luciana Petrella]
elma02

A experiência de palco e estúdio – Bernardo já trabalhou com Ratos de Porão, Guizado, Test, Holger, Hutt, entre outros –, sem dúvida refletiu no resultado: um disco coeso ainda que registrado em lugares e períodos diferentes: entre 2007 e 2011, contando gravação, mixagem, adicionais e a masterização de Jason Ward no Chicago Mastering Service.

Arrastadas e/ou com o tempo quebrado, “Busca”, “Zoltan Ri” e “Agente” são exemplos de um repertório que serve como espelho para quem gosta de música bem feita; uma aula prática para quem quer tocar música instrumental pesada – postura (independente) inclusa no pacote. Um dos meus discos prediletos do ano.

Para ouvir e/ou baixar!

ELMA – FUNARTE – CINZA.TV from CINZA.TV on Vimeo.

4 pensamentos sobre “EL\m/A

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s