queers & queens

Festival de música tem um monte por aí… uns acham que vão salvar o planeta, tipo o SWU, mas o que eles querem mesmo é salvar a conta bancária deles.

Festival de música independente tam bastante também, a maioria talvez mais pensado pelo lado musical mesmo, e alguns poucos com uma causa real.

É o caso do Queers & Queens que acontece este final de semana na capital paulista, onde, divididas entre sábado (03/03) e domingo (04/03), oito bandas tocarão com o objetivo de mostrar pra sociedade que ser gay não é crime, homofobia sim!

Todas de alguma forma envolvidas com punk, simpatizantes da causa LGBT e contendo ao menos um integrante homossexual, caso de Dominatrix, Teu Pai Já Sabe?, La Revancha e Tuna.

A parte mais louca é que o festival conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo.

O Queers & Queens tem entrada gratuita, tocam ainda Depois do Fim, Comodoro Truffaut, H.E.R.O e Hellsakura, e acontece no Dynamite Pub.

Antes disso, fui saber mais do evento com Shamil Silva, um dos organizadores.

ps* se você aí, machão, conservador, puritano, moralista, primata, se sente incomodado, definitivamente o chiveta não é o seu lugar. 🙂

A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é considerada, desde 2004, uma das maiores (senão a maior) do mundo. Em contrapartida, é crescente o número de casos de agressões e assassinatos a homossexuais. Mas sempre existe quem luta em prol de mudanças… e, de preferência, pra melhor! Nos próximos dias 03 (sábado) e 04 (domingo) de Março, acontece no Dynamite Pub na capital paulista o Queers & Queens Festival. Com entrada gratuita, nele tocam bandas que têm ao menos um integrante homossexual, entre elas a feminista Dominatrix, o pop punk Depois do Fim, o trio metal-punk Hellsakura, o rock do Comodoro Truffaut e o hardcore noventista H.E.R.O. Conversamos com Shamil Silva, um dos organizadores, para saber mais do evento que conta com o apoio do Governo do Estado de SP. Confira!

De onde veio a ideia para o Queers & Queens Festival?
Esse projeto foi feito junto com meu amigo Hanilton Scolfied, que organiza o Mix Music e o Boys And Girls, queríamos fazer um festival que apesar de gay fosse bem rock. O projeto foi aprovado pelo ProAc e vai ser realizado com o apoio do Governo de Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011.

Todas as bandas têm alguma ligação com o punk rock. O quê é ter um festival punk e gay com o apoio do Governo do Estado de São Paulo?
É engraçado pensar por esse lado, apesar das bandas terem ligações diretas ao movimento punk, contra-cultura etc, todos somos a favor da causa Queer, e acho que é melhor um mundo sem preconceito, do que manter essa batalha em uma pequena cena underground. O Q&Q Festival junto ao Governo de São Paulo, vão fazer dois dias de show de graça, em uma casa muito bem localizada no centro de São Paulo com grandes bandas, a chance de nossas vozes serem ouvidas é maior do que nunca, somos punks mas não somos burros!

Qual seria o objetivo do festival?
Abrir os olhos das pessoas que a homofobia é crime, e que opção sexual não muda caráter e vamos fazer isso através de bandas de rock e muita música boa! Free your mind!

Foi difícil escolher as bandas? Quais critérios foram usados?
As bandas surgiram naturalmente, eu toco há mais de 10 anos e foi só parar e lembrar em que bandas tinha amigos homossexuais. Um dos principais objetivos do festival era ter bandas com algum dos integrantes assumidamente gays, ou que tenham identificação com o público LGBT. Algumas bandas que gostamos muito, infelizmente, ficaram de fora, mas ano que vem espero que Twinpine(s), Larusso, Biggs e Anti-Corpos possam participar.

Então já existem planos para uma próxima edição?
Sim, sim! Fora as bandas que citei, temos planos de expandir o festival. Aliás se você que está lendo isso, se identifica com os requisitos básicos para colocar sua banda em nosso festival, entre em contato na nossa pagina do Facebook e envie seu material. Quem sabe ano que vem, não trazemos mais bandas de outros Estados, ou até vamos para outros Estados (risos).

É claro que todas as bandas que irão participar têm sua importância, mas qual você acha que será imperdível?
Acho que ver o Carlos Mamá, vocalista do Teu Pai Já Sabe?, cantando com o Dominatrix, vai ser foda! Mas estou bem empolgado para ver as meninas do Depois do Fim tocando entre duas bandas de punk rock.

Pra terminar, e você Shamil, sempre envolvido em tantas coisas relacionadas à música independente, após o Queers & Queens, quais são seus projetos?
Tô com vários projetos, entre eles: Xtreme Noise Fest 2 em breve; Horace Green, que apesar de não ter nenhum integrante homossexual é totalmente pro-gay, até temos uma música chamada “Bolha” que fala sobre homofobia… Time To Rise, projeto com ex-integrantes do Inkognitta e Litígio… A Balboa Discos, meu selo, acaba de lançar o Compilesé Vol.1, do Zander, e em breve vamos colocar o CD do Bayside Kings nas ruas… Ah, e a Bottons DX [facebook.com/bottonsDX] segue como empresa super séria e centrada, fornecendo bottons para quem pedir (risos).

9 pensamentos sobre “queers & queens

  1. Faltou o Cine kkkkkk!!! piadas a parte eu acho um pouco suspeito esse apoio do governo a causa, ao meu ver época de eleição visam o apoio de todo mundo…

    …Se não me engano o propagandhi e o los crudos possuem integrantes assumidamente homossexuais em suas formações.

  2. Fabinho, meu bom jovem carioca, o Propagandhi, eles fazem um certo mistério em relação a opcão sexual deles…justamente pra mostrar que ser gay, ou hetero não importa, o que importa é o carater. Já os Los Crudos, tem alguns integrantes gays sim..

    enfim, tibiu, independente de ser gay ou não, metade das bandas deste fest ai faz um puta som, mas infelizmente não sei se colarei..sabado tem o CHUMBO no hangar, e domingo..quem sabe..

    awey

  3. Pingback: queerpunx | chiveta ——¬

  4. Pingback: queers & queens 2013 – TPJS? | chiveta ——¬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s