nevermind

Há exatamente duas décadas saía Nevermind, um disco que ajudou a quebrar vários padrões do rock.

Seu conjunto de canções mostraram ao (tal do) mainstream a cara feia do rock alternativo, assim como uma (pequena) amostra da atitude punk.

Eu, particularmente, não sou lá um grande admirador do Nirvana, mas acho impossível não reconhecer sua importância ou ao menos o estrago que fez na MTV, nas rádios e nos grandes festivais.

João Gordo explicou a Kurt Cobain “o que era” o Hollywood Rock, o suicida líder do Nirvana então fez o considerado pior show do trio em São Paulo e no Rio de Janeiro cuspiu ao vivo nas câmeras da Rede Globo e mostrou seu pequeno instrumento.

Bom, no site da fiRRRRRma publiquei um especial onde vários membros de bandas independente nacionais respoderam qual impacto o Nevermind teve pra eles.

Entre os que responderam estão Rogério Japa (Merda e The Barfly Surfers), Jair Naves, Shamil Carlos (Horace Green, DoomboX e Balboa Discos), Gabriel Zander (Zander e Studio Superfuzz), Liege Milk (Loomer, Hangovers e Medialunas) e Fernando Sanches (O Inimigo e El Rocha).

Para conferir as respostas é só clicar aqui!

E pra você, qual impacto o Nvermind/Nirvana teve?

10 pensamentos sobre “nevermind

  1. Eu só conheci o nirvana depois que o kurt ja tinha batido as botas…aliás só vim passar a gostar de rock com 17anos kkkk O nevermind veio em algum bolo de discos junto com Iron Maiden, Metallica, Sepultura e Raimundos…de uma hora pra outra passei a ouvir tudo que podia ao mesmo tempo pra recuperar o tempo perdido. O rock me deixou doidão^^

  2. antes de descobrir o hardcore, nirvana era uma das minhas bandas preferidas… o nevermind é mto bom, eu queria ser jovem na época do lançamento dele lá em 91( eu ainda não era nem nascido), só pra sentir o impacto que teve na mídia, deve ter sido coisa de doido mesmo…

    mas acho que nada se compara ao master of puppets…esse é o mais clássico de todos..

  3. Eu fuiadolecente bem naquela época, e particularmente não teve impacto nenhum em mim.
    O L7, que também estava no mesmo Hollywood Rock, e o seu Bricks are Heavy pirou minha cabeça e mudou minha vida.
    Mas eles foram importantes.

  4. Pra que não é contemporaneo aquela época realmente pode ter sido apenas mais um disco, mas lembro bem o bum que foi. Acho que a ultima banda do mainstream com espírito punk que existiu. Sem forçar a barra nem buscar por isso, era aquilo, Nirvana foi o que foi naturalmente.

  5. Perfeito o comentário do Almeida, aí em cima. Lembro do tapete colorido onde estava sentada com minha amiga, quando ouvimos Smell Like Teen Spirit pela primeira vez. Depois dos primeiros acordes esse tapete se tornou apenas apoio para nossos pés que saltavam de alegria. Esse espírito contagiou a todos na época e era o que nos movia.

  6. Juntamente com Iron Maiden, Guns e outros, o Nirvana foi uma das primeiras bandas de rock que eu escutei quando era moleque, acho até que escutei tanto as músicas do Nevermind (que só fui conhecer lá pra 96/97, já que em 91 eu tinha 3 anos) que hoje nem consigo ouvir tanto mais a banda, mesmo achando os outros discos bem legais. Como muita gente da matéria falou, o “boom” do disco iniciou muita gente no rock, mesmo que depois elas tenham se aprofundado em outras vertentes, e é praticamente impossível uma banda surgir e causar um impacto dessa magnitude nos dias de hoje, onde você vê mil bandas explodirem e desaparecem dentro de um intervalo muito pequeno de tempo. Ainda que não seja hoje uma das minhas bandas favoritas, o Nirvana, especialmente com o Nevermind, foi meio que a ponte pra que eu descobrisse o que realmente me agradava musicalmente. Lembro que há vários nos comprei uma camisa que tem a foto da capa do disco, é feia pra caralho, mas ainda tenho aqui como recordação, hehe.

Deixe um comentário

