Nitroentrevista

Pra quem não sabe, chiveta também faz colaborações no site do Hangar 110, com resenhas, entrevistas e afins. O site está passando por umas modificações e uma entrevista que fizemos com Andre, guitarrista/vocalista do Nitrominds — que toca na casa no dia 17/10 — por enquanto está perdida por lá, então resolvemos publicá-la aqui. Talvez colocaremos mais conteúdo que estava lá e ainda está fora do ar…

Formado no ABC Paulista, em 1994, o Nitrominds é uma das bandas brasileiras que mais toca no exterior. Além dos shows pelo Brasil inteiro, o trio já passou por alguns países da América do Sul, América do Norte e, freqüentemente, pela Europa. No dia 17 de outubro, Andre (guitarra/voz), Lalo (baixo) e Edu (bateria) tocarão no Oba Fest, no Hangar 110, ao lado de FISTT, Aditive e Kacttus. Antes disso, conversamos com Andre sobre, entre outras coisas, seu novo projeto ao lado de Derrick Green, do Sepultura. Confiram!

O quê você tem ouvido ultimamente que recomendaria para as pessoas?
Cara, (risos) só tenho ouvido, claro, o Metallica novo! E eu escuto muito uma banda chamada Tool.

O Nitrominds tá na estrada desde 1994, ou seja, vocês acompanharam de perto a evolução do cenário independente. Será que um pouco dessa “facilidade” (mais estúdios, locais para shows, divulgação via internet) fez com que as gerações mais novas não valorizassem tanto o material das bandas?
Cara essa facilidade ajudou muito, mas também atrapalhou, acho que estamos em um época que todo mundo tem banda, a queda dos preços das coisas, a facilidade de se gravar um CD ou de colocar na internet, o cenário apesar de maior, fica cada vez mais competitivo. Porém se eu estivesse começando uma banda, eu iria achar do caralho, porque eu demorei anos pra ter uma guitarra decente e gravar um CD na época que eu comecei era algo pra poucos!

Qual o balanço que você faz desses 14 anos em atividade?
O Nitrominds está sempre na ativa, sempre se movendo, fazendo shows, lançando material, nesses 14 anos aconteceu muita coisa boa, mas muitos tropeços também. Creio que conseguimos fazer com que o nosso nome se consolidasse cada vez mais e trazer um ar de respeitabilidade a banda. Conhecemos várias partes do mundo agora, fizemos eternos amigos durante este tempo todo, não me arrependo nenhum minuto de ter jogado tudo pra cima e ter me dedicado a isso durante este tempo todo.

Como tá sendo trabalhar a divulgação do mais recente CD, “Verge of Collapse” (2008), com a Dynamo, visto que essa gravadora é direcionada ao cenário metal?
Sim, isso é uma experiência nova, mas é uma gravadora mais estruturada, apesar do CD sair mais caro que no independente o CD chega a lugares que o antigo mercado não conseguia chegar. A Dynamo também queria diversificar o mercado deles, pro punk rock também, o que veio bem a calhar pra gente.

Qual a expectativa em relação ao show do dia 17/10, no Hangar 110?
Tocar no Hangar é sempre bem-vindo, estar entre amigos, contar com a simpatia do pessoal e com a ótima estrutura que eles oferecem, nós e o Hangar temos uma parceria de anos já! Fora que a galera sempre comparece em peso.

O Nitrominds já tocou várias vezes no Hangar 110, como espectador, quais foram os shows memoráveis que você viu na casa?
Vi vários shows foda por lá, como o Napalm Death, No Fun At All, Dead Fish várias vezes, Varukers, são tantos, velho…

Como foi tocar guitarra com o Down By Law, em 2000?
Imagina você ser chamado pra tocar guitarra na banda que você mais gosta! Foi assim, como se fosse um sonho, tive que aprender a tocar todas as músicas e todos os solos em dois dias! Foi difícil, mas eu me tranquei no quarto e não saí de lá até que tudo estivesse decorado. Eu e o Dave Smalley somos amigos até hoje e espero poder trazê-los ao Brasil novamente, fiz sete shows com eles, foi a minha época mais promissora, porque logo em seguida eu fiz a minha primeira tour na Europa.

Comente as bandas que vão tocar no Hangar 110 com vocês no dia 17 de outubro:
FISTT: Amigos e grandes parceiros!
Aditive: Sem palavras, galera massa pra caralho!
Kacttus: Os moleques que mais trabalham sério ultimamente.

E esse novo projeto, o Musica Diablo, como surgiu e quando poderemos enfim ouvir uma música com a voz do Derrick (Sepultura)?
Cara, eu sempre quis fazer um som com o Marcão, do Ação Direta, começamos a tirar uns covers pra afinar a banda, bem, isso não durou muito, então começamos a fazer músicas. Quando vimos já tínhamos um monte delas, precisávamos de um vocal, eu conhecia o Derrick de outros carnavais, resolvi ligar pra ele e ele topou. A gente tenta se adequar às agendas de todas as bandas, é um projeto por enquanto, mas tem tomado uma forma legal, a gente tá prevendo entrar em estúdio em outubro pra gravar as vozes, no MySpace tem um som sem vocal ainda, mas já dá pra sentir qual é a pegada da banda, não vemos a hora de fazer um show com este projeto.

Quais são os próximos planos do Nitrominds?
Este ano foi bem legal pra gente, não era nem final de março e a gente já tinha feito duas tours na gringa com mais de 40 shows. Ano que vem temos o projeto de lançar um som novo com um vídeo clipe, um CD de covers que vamos colocar na internet e mais uma tour na Europa e, possivelmente, a nossa primeira tour na Austrália e Nova Zelândia!

Deixe um recado pra galera que curte o Nitrominds e vai ao show!
Espero todos por lá, é uma honra tocar no Hangar de novo ainda mais fortalecendo a nossa parceria com a Obashop! Forte abraço a todos! Valeu Tibiu!

Contatos:
www.tramavirtual.com.br/nitrominds
www.fotolog.com/nitrominds
www.myspace.com/nitrominds
www.myspace.com/nitroalarecords


Andre vai pra galera e nosso camarada Mauricio Santana, é claro, não deixa a cena passar em branco

15 pensamentos sobre “Nitroentrevista

  1. Tibiu, você lembra de um site brasileiro que tinha o título “A punk, ska, hardcore land”?

    Era apenas um cara que fazia eu acho, e foi nesse site que peguei várias informações de bandas independentes. Esse site ficou no ar até 2001 eu acho, e conheci ele no ano 2000, quando tive internet por aqui

Deixe um comentário

